INSCREVA-SE

C O M P A R T I L H E

terça-feira, 5 de agosto de 2014

DRA. SANDRA PARTICIPOU DE REUNIÃO COM COORDENAÇÃO REGIONAL DA ADAB


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

Aconteceu na tarde da última sexta-feira, 01, no prédio da sede regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), em Itabuna, uma reunião para definir o rumo da comercialização de carne bovina nos municípios de Floresta Azul e Ibicaraí. A reunião contou com a presença da prefeita de Floresta Azul, Dra. Sandra Cardoso e do vereador Joesdras Nascimento Cardoso (Jorginho da Saúde). 




Estiveram presentes também os vereadores de Ibicaraí, Osaná Crisóstomo, Pastor Erasmo e Adriana Assis (que também é consultora técnica da prefeitura de Floresta Azul); Fernanda Mendonça, coordenadora regional da ADAB-Itabuna, Lorena Machado, fiscal estadual e responsável pela inspeção regional; Mirian Santos, gerente técnica e José Ribeiro Souza, representando os pequenos pecuaristas de Ibicaraí.




A reunião foi pautada com a discussão sobre onde serão abatidos os quase 600 animais-mês das cidades de Ibicaraí e Floresta Azul; o processo de adequação das feiras livres e barracas de carne nas duas cidades, além do prazo dado pelo Ministério Público para adequação do comércio de carne. Foi discutido também a possibilidade de um curso programado com o apoio da ADAB e Sebrae e como será feito o financiamento para a compra de 67 balcões frigoríficos (30 balcões para Floresta Azul e 37 para Ibicaraí).




Fernanda Mendonça deixou claro que o papel da ADAB é o de fiscalizar e orientar, visitando esses locais de comercialização sem data marcada. “Precisamos fazer acontecer o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). É preciso saber que toda mudança causa resistência. Eu particularmente nunca vi o fechamento de nenhum comércio com a tomada dessas medidas”, disse a coordenadora regional. 

Lorena Machado sugeriu uma palestra de conscientização com os interessados e a presença da Promotora de Justiça Substituta, Dra. Cínthia Portela Lopes. Os vereadores Osaná Crisóstomo, Adriana Assis e Pastor Erasmo ficaram de confirmar a Câmara de Vereadores de Ibicaraí e a presença da Promotora, além dos açougueiros e Vigilância Sanitária para essa palestra na tarde do próximo dia 12 de agosto. A prefeita Sandra Cardoso e o vereador Joesdras Nascimento se comprometeram em reunir os interessados de Floresta Azul.




“O processo de fechamento e comercialização de carne bovina já se arrasta há vários anos. Participei da reunião que fechou o matadouro de Ibicaraí, em outubro do ano passado, e tenho prazo até o dia 25 desse mês para fechar o matadouro de Floresta Azul. Visitei no último mês, com os vereadores Guga e Pedro da Sulba e o empresário Erick Cardoso, o frigorífico municipal da cidade de Itapetinga e gostei do que vi e ouvi. Eles têm interesse em abater nosso gado e já formularam uma proposta para os comerciantes de carne. Fizemos uma reunião com os interessados na Câmara de Vereadores de Floresta Azul para discutir o assunto. Nosso maior problema agora é com a compra dos balcões frigoríficos, pois são em torno de 30, que ficarão mais baratos se forem comprados via associação com financiamento individual. A Caixa Econômica Federal abre essa linha de microcrédito. O que precisa acontecer é um consenso entre as partes interessadas”, disse Sandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça comentários, críticas, elogios e/ou sugestões. Este site não publica ofensas

YOU TUBE GABRIEL K

YOU TUBE GABRIEL K
ACESSE E INSCREVA-SE

BAIXE O CD GK 2020

BAIXE O CD GK 2020
ACESSE SUAMUSICA.COM

FLORESTA AZUL

FLORESTA AZUL
MAPA DA CIDADE

FLORESTA AZUL

FLORESTA AZUL
MAPA TERRITORIAL