INSCREVA-SE

C O M P A R T I L H E

terça-feira, 23 de setembro de 2014

FLORESTA AZUL TEM CRESCIMENTO DE 6,5% DA SUA POPULAÇÃO NOS ÚLTIMOS 4 ANOS


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Administração

De acordo com o último Censo de 2010 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Floresta Azul até 2010 tinha uma população de 10.660 habitantes. Neste ano de 2014, o IBGE deu nova estimativa populacional onde a cidade aparece com 11.352 habitantes. O crescimento representa 6,5%, e é possível notar que o município cresce a cada ano da administração da Dra. Sandra Cardoso. Os avanços são significativos e visíveis. São mais de 70 pequenas empresas abertas, além da reabertura de uma agência bancária na cidade.
  

O município, por sua vez, ganhou inúmeras obras na atual gestão, como a reforma da UBS Eduardo Mamede, a construção de uma nova UBS na rua São Luiz, bairro Valencinha, no local da antiga Lavanderia (obra em fase inicial); a reforma da Cantina Central; a modernização e ampliação do CRAS; reforma das escolas do município; iluminação da entrada da cidade, além de uma quadra coberta que será construída na praça Lomanto Júnior, no centro da cidade; a reforma do Estádio Municipal, com recuperação do gramado e construção de quatro cabines para a imprensa e uma sala de tribuna de honra. Ao lado, no bairro Raimundo Sálvio foi feito mais de 500 metros de esgoto, além do saneamento básico das ruas 1, 2, 3 e 4. No mesmo bairro está sendo feito uma das grandes obras da atual administração, que é a transformação do antigo lixão em um aterro sanitário, obra essa sendo feita com recursos próprios.


Distrito

Em Coquinhos a atual administração, além de recuperar todo o trecho que liga a BR ao distrito, ainda recuperou mais de 90 quilômetros de estradas vicinais e construiu mais de 20 poços naquela região. A atual administração construiu também o Posto de Saúde Pompilho Borges; uma moderna praça; uma quadra com vestiários e banheiros (que em breve ganhará cobertura); está fazendo o esgoto com a duplicação da ponte; aterro e paisagismo do trecho na rua 2 de Julho nas imediações da Escola José Joaquim Jênier e deu início essa semana a modernização e paisagismo da área em frente a Biblioteca.


Floresta Azul

A cidade ainda recebeu uma ambulância, uma viatura, uma caçamba, uma retroescavadeira, uma motoniveladora e um ônibus escolar, melhorando a sua frota de veículos e recuperando as estradas vicinais do município; além de 38 casas do programa Minha Casa, Minha Vida 2, que estão sendo construídas no bairro Raimundo Sálvio, depois do Estádio Municipal. Tudo isso graças às inúmeras viagens da prefeita Dra. Sandra à Salvador e Brasília, batendo de porta em porta e pedindo por Floresta Azul.


Esses dados só comprovam que mesmo Floresta Azul não sendo da base aliada dos governos estadual e federal, a prefeita Dra. Sandra Cardoso tem livre acesso na esfera estadual e federal, além de deputados comprometidos com Floresta Azul. Exemplo maior foi o retorno da agência do Bradesco que, graças ao pedido do então deputado ACM Neto junto à direção nacional do Bradesco, que deram mais um voto de confiança ao município, reabrindo a agência. Bruno Reis é outro parceiro da atual gestora, pedindo e cobrando ações do governo para Floresta Azul.


A reinauguração da agência do Banco Bradesco há três anos foi mais uma vitória da prefeita para o povo florestense, que precisava se dirigir à cidade vizinha para resolver qualquer problema financeiro. Foi devolvida ao povo a dignidade. Segundo Thiago Oliveira, gerente da agência local do Bradesco: ”Hoje já contamos com dois mil e quinhentos clientes entre pessoa física e jurídica, e por coincidência, acabei de abrir uma conta para uma família que morava fora há alguns anos e agora está de volta à terra natal”.


Comércio

Um dos inúmeros comerciantes que tem muito a festejar é Fábio Souza, proprietário da loja de materiais de construção Souzão: “O crescimento do comércio local é notório. Eu já estou instalado aqui há seis anos e tenho notado esse desenvolvimento. Só tenho a agradecer ao povo florestense por dar preferência ao comerciante local. A boa administração municipal também tem influência direta no crescimento da cidade, trazendo confiança para os que moram aqui e repatriando ilustres florestenses que viviam fora e estão voltando, graças a tudo que tem acontecido na cidade”, concluiu Fábio Souza.


Feira Forte

A Feira Livre de Floresta Azul já se consolidou como uma das grandes feiras regionais. Comerciantes e consumidores locais e de outras cidades aparecem aqui todo domingo para fazerem bons negócios. Uma grande variedade de vestuários vendidos a preços imbatíveis, além da produção de hortifrutigranjeiro da agricultura familiar local, que são produzidos e vendidos durante o domingo na feira.


Saúde: uma nova realidade

O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) deste ano demonstrou o avanço da cidade de Floresta Azul, na área de Saúde, colocando o município entre os 402 municípios melhor avaliados nacionalmente. Já na avaliação estadual a cidade saiu da posição de 375º subindo no ranking para o 82º lugar com o índice de 0.6178.


Secretária premiada

A melhora da saúde no município é fruto de uma boa administração. Prova disso é que no final de 2013 a secretária de Saúde do município, Domilene Borges Costa, ficou entre as 50 melhores secretárias municipais de saúde do país, recebendo o Prêmio Doutor Carlos Chagas, entregue durante o Oitavo Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde, em Salvador. 


Educação premiada pela UPB

Além de reformar as escolas do município e do distrito, a atual administração levou para Coquinhos o projeto EMITec (Ensino Médio com Intermediação Tecnológica) para 68 alunos do ensino médio que moram no distrito. O projeto foi instalado na Escola Municipal José Joaquim Jênier, que foi adequada para o projeto. A educação no município ganhou esse ano da União dos Municípios da Bahia (UPB), o Prêmio UPB Educação: Iniciativas que Transformam, lançado no 2º Encontro de Prefeitos: Educação e Tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça comentários, críticas, elogios e/ou sugestões. Este site não publica ofensas

YOU TUBE GABRIEL K

YOU TUBE GABRIEL K
ACESSE E INSCREVA-SE

BAIXE O CD GK 2020

BAIXE O CD GK 2020
ACESSE SUAMUSICA.COM

FLORESTA AZUL

FLORESTA AZUL
MAPA DA CIDADE

FLORESTA AZUL

FLORESTA AZUL
MAPA TERRITORIAL