PESSOAS QUE ACOMPANHAM E CURTEM ESSA HISTÓRIA

C O M P A R T I L H E

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

CESAB CONFIRMA CINCO CASOS DE FEBRE CHINKUNGUNIA EM FEIRA DE SANTANA

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, nesta sexta-feira (19), cinco casos da febre chinkungunya em Feira de Santana. Dezesseis amostras de possíveis casos foram encaminhados ao Instituto Evandro Chagas, em Belém. Onze deles foram descartados. Em Salvador, quatro amostras foram colhidas. Um dos casos foi considerado inconclusivo e vai passar por novo exame.


Duas amostras foram descartadas e a quarta ainda não teve o resultado divulgado. Os dois primeiros casos de transmissão da chikungunya no Brasil foram registrados na última sexta-feira (12) em Oiapoque, no Amapá. Outras 37 pessoas tiveram a confirmação da febre no país, mas contraíram a doença em outros países.

Doença
Fonte: http://drauziovarella.com.br/
A febre chikungunya é uma doença viral parecida com a dengue, transmitida por um mosquito comum em algumas regiões da África. Nos últimos anos, inúmeros casos da doença foram registrados em países da Ásia e da Europa. Recentemente, o vírus CHIKV foi identificado em ilhas do Caribe e na Guiana Francesa, país latino-americano que faz fronteira com o estado do Amapá.
O certo é que o chikungunya está migrando e chegou às Américas. No Brasil, a preocupação é que o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, mosquitos transmissores da dengue e da febre amarela, têm todas as condições de espalhar esse novo vírus pelo País. Seu ciclo de transmissão é mais rápido do que o da dengue. Em no máximo sete dias a contar do momento em que foi infectado, o mosquito começa a transmitir o CHIKV para uma população que não possui anticorpos contra ele. Por isso, o objetivo é estar atento para bloquear a transmissão tão logo apareçam os primeiros casos.
Sintomas
Embora os vírus da febre chikungunya e os da dengue tenham características distintas, os sintomas das duas doenças são semelhantes.
Na fase aguda da chikungunya, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). Esse é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça comentários, críticas, elogios e/ou sugestões. Este site não publica ofensas

FLORESTA AZUL

FLORESTA AZUL
MAPA DA CIDADE

FLORESTA AZUL

FLORESTA AZUL
MAPA TERRITORIAL

Mapa das Torcidas

PARTICIPE