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sábado, 18 de abril de 2020

RETROESCAVADEIRAS ABREM SEPULTURAS EXTRAS NO CEMITÉRIO DA VILA FORMOSA EM SÃO PAULO

A prefeitura informou por meio de nota que a ação faz parte do “Plano de Contingência do Serviço Funerário, que será detalhado nos próximos dias”.

Cerca de 13 retroescavadeiras começaram a trabalhar na abertura de sepulturas extras neste sábado (18) no cemitério da Vila Formosa, na Zona Leste de São Paulo, segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo (Sindsep), que representa os trabalhadores do Serviço Funerário Municipal. 

De acordo com o Sindsep, o cemitério trabalhava anteriormente com o auxílio de apenas quatro máquinas, mas neste sábado recebeu um lote extra de veículos, a fim de atender o aumento da demanda de sepultamentos após a pandemia de coronavírus na capital paulista.
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria das Subprefeituras, informou, por meio de nota, que a ação no cemitério de Vila Formosa faz parte do “Plano de Contingência do Serviço Funerário, que será detalhado nos próximos dias”.
Na quarta-feira (15), o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, assinou um decreto criando o Comitê Intersecretarial de Contingência Funerária, que vai administrar o chamado "Plano de Contingência do Serviço Funerário" da cidade durante a pandemia do coronavírus. 

Segundo o prefeito, a criação do grupo é uma medida emergencial que serve para planejar, propor, acompanhar e articular as ações relativas aos procedimentos preparatórios para realização dos funerais decorrentes de óbitos pela Covid-19 na cidade.
“Vamos fazer tudo o que for possível para que não termos em São Paulo as cenas lamentáveis que vimos pelo mundo. Do Equador a Nova York, a questão do enterro dos mortos vítimas desta pandemia tem sido um desafio. Queremos estar preparados e organizados para minimizar a dor das famílias e garantir, dentro das limitações que o momento impõe, que as pessoas possam ter um sepultamento digno e organizado”, afirmou o prefeito.
O comitê é composto por membros das secretarias municipais de Governo, Segurança Urbana, Saúde, Justiça e das Subprefeituras, que atualmente é responsável pelo Serviço Funerário da capital paulista.
“A intenção é que cada pasta passe a colaborar com o Serviço Funerário Municipal, facilitando as decisões, além de garantir mais agilidade aos processos e organizar toda a sua estrutura”, afirmou um comunicado emitido pela Prefeitura de São Paulo.

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