INSCREVA-SE

C O M P A R T I L H E

segunda-feira, 30 de abril de 2012

QUASE 25 MILHÕES DE DECLARAÇÕES DO IR JÁ FORAM ENTREGUES


A Secretaria da Receita Federal informou que, até as 20h desta segunda-feira (30), 24,83 milhões de declarações do Imposto de Renda 2012 haviam sido entregues.
Entretanto, de acordo com o órgão, essa marca deve ser ultrapassada. "O total deverá ficar em torno de 25,4 milhões de declarações [até as 23h59]", disse a secretária-adjunta do Fisco, Zayda Manatta. No ano passado, 24,37 milhões de pessoas enviaram o documento.
Após as 23h59 desta segunda-feira, os contribuintes estão sujeitos a uma multa por atraso – cujo valor mínimo é de R$ 165,74. Os contribuintes têm a opção de remeter a declaração incompleta para evitar a multa, segundo especialistas, e retificar depois.
Pico
De acordo com dados da Receita Federal, o dia em que houve um maior volume de entregas (considerado o "pico") foi justamente nesta segunda-feira (30), quando mais de 2,5 milhões de contribuintes enviaram sua declaração de IR. Ainda assim, o valor ficou cerca de 4% menor do que no último dia do IR de 2011. "Houve uma pequena antecipação nos últimos dias da semana passada", explicou o supervisor do IR da Receita, Joaquim Adir.

Entrega será reaberta na quarta-feira
De acordo com a Receita Federal, o sistema do Imposto de Renda usado no período entre 1º de março e 30 de abril deste ano sairá do ar à meia-noite e só ficará disponível novamente a partir das 8h da próxima quarta-feira (2).

Programa do IR
O programa do IR deste ano e o aplicativo necessário para enviar o documento estão disponíveis para download na página do Fisco na internet. O programa não pode ser baixado em tablets ou smartphones. Em caso de dúvidas, o contribuinte poderá procurar o tutorial do IR, que simula uma "linha de metrô", ou consultar as perguntas respondidas pelo G1.

Até o final do dia, a declaração poderá ser enviada pela internet. A entrega via disquete se encerrou com o fim do expediente das agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. A entrega do documento via formulário foi extinta em 2010.
Restituições do IR
Quem apresenta a declaração do IR mais cedo, sem erros ou omissões, também recebe a restituição do IR mais rapidamente. As restituições começam a ser pagas em junho de cada ano e se estendem até dezembro, em sete lotes. As consultas geralmente são abertas por volta do dia 8 e o pagamento é realizado no dia 15 – quando a data não cai no fim de semana ou feriado. Nestes casos, o depósito é feito no dia útil seguinte.

Os primeiros lotes de restituição de cada ano, porém, geralmente são reservados para os idosos (acima de 60 anos), que, segundo o Estatuto do Idoso, têm prioridade no recebimento dos valores. Em junho do ano passado, por exemplo, no pagamento do primeiro lote do IR de 2011, 1,3 milhão de contribuintes idosos, de um total de 1,5 milhão de pessoas, foram beneficiados. Naquele momento, foram pagos R$ 1,9 bilhão em restituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça comentários, críticas, elogios e/ou sugestões. Este site não publica ofensas

YOU TUBE GABRIEL K

YOU TUBE GABRIEL K
ACESSE E INSCREVA-SE

BAIXE O CD GK 2020

BAIXE O CD GK 2020
ACESSE SUAMUSICA.COM

FLORESTA AZUL

FLORESTA AZUL
MAPA DA CIDADE

FLORESTA AZUL

FLORESTA AZUL
MAPA TERRITORIAL