Neste dia do índio (19 de abril), os conflitos e a tensão continuam no Sul da Bahia. A polícia de Pau Brasil divulgou, na quarta-feira (18), que 72 fazendas já foram ocupadas pelos índios pataxó hã-hã-hãe. O delegado, Sagro Bonfim, afirma que das invasões 59 ocorreram em Itaju do Colônia, 4 em Camacan e 9 em Pau Brasil.
Em Itaju do Colônia, os fazendeiros estão tentando, sem sucesso, retirar os animais de dentro das fazendas, mas além do clima de conflito, não há local para guardar os bichos.
Em Pau Brasil, os donos das terras, ameaçaram entrar em confronto. Eles irão se reunir esta semana para estabelecer uma data prazo para que o Supremo Tribunal Federal julgue a ação da Funai que pede a nulidade dos títulos de terra dados a fazendeiros pelo Estado e que já tramita na Corte há quase 30 anos. Os proprietários ameaçam se armar e retomar as terras.
O lado dos índios
O site “Índios Online” publicou na quarta-feira (18) o relato de uma índia, identificada como Yonana, que fala sobre a situação de seu povo nas terras recentemente ocupadas. Segundo ela, os indígenas estariam proibidos de circular na cidade de Pau Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
faça comentários, críticas, elogios e/ou sugestões. Este site não publica ofensas