INSCREVA-SE

C O M P A R T I L H E

quinta-feira, 16 de abril de 2020

NÚMERO DE MORTOS PELA POLÍCIA CRESCE NO BRASIL EM 2019; ASSASSINATOS DE POLICIAIS CAEM

Quantidade de policiais mortos caiu 51%, de 326 para 159, e mortes em intervenções cresceram 1,5%, para 5.804 mortes cometidas por policiais na ativa no ano passado, contra 5.716 em 2018. Alta vai na contramão da queda de 19% nas mortes violentas. Já o número de policiais mortos continua em queda. Apenas Goiás não informa os dados.

O número de vítimas em confronto com a polícia cresceu 1,5% em um ano. A alta vai na contramão da queda de mortes violentas no país, a maior da série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (19%). 

Já o número de policiais mortos caiu 51% – foram 326 oficiais assassinados em 2018. É o terceiro ano seguido em que há um aumento de mortes por policiais e uma diminuição de policiais mortos. 

Os dados, inéditos, compreendem todos os casos de “confrontos com civis ou lesões não naturais com intencionalidade” envolvendo policiais na ativa (em serviço e fora de serviço). 

A taxa de mortes pela polícia ficou em 2,9 a cada 100 mil habitantes. O Amapá é o estado com a maior taxa de mortes por policiais: 15,1 a cada 100 mil. Tocantins e Rio Grande do Norte são os que têm a maior taxa de policiais mortos do país: 1,3 a cada mil.

O crescimento de mortes pela polícia em 2019, porém, é bem menor que o registrado em 2018, quando houve uma alta de 18%. 

Das 5.804 mortes cometidas pela polícia em 2019 nos 25 estados e no DF, a maioria (cerca de 95%) aconteceu com policiais em serviço. Os 5% restantes são vítimas de policiais civis e militares na ativa, mas que não estavam trabalhando no momento. 

Já em relação aos policiais civis e militares da ativa que morreram no ano passado no país, a maior parte estava fora de serviço no momento da morte (cerca de 70% do total). 

A queda de oficiais vitimados em relação a 2018 é substancial: mais de 50%. 

Os estados com a maior taxa de policiais mortos são Rio Grande do Norte e Tocantins: 1,3 vítimas a cada mil oficiais. 

O governo do Tocantins afirma que, apesar da alta taxa, o número bruto é muito pequeno – são sete policiais mortos no ano passado. "A Secretaria da Segurança Pública ressalta que o governo vem sistematicamente investindo na melhoria da segurança pública. Além dos investimentos financeiros, o governo implantou em 2019 o Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (PESSE). Por meio dele, diversas ações têm sido executadas para melhorar a qualificação do efetivo policial no estado, combater a criminalidade e gerar maior sensação de segurança à população."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça comentários, críticas, elogios e/ou sugestões. Este site não publica ofensas

YOU TUBE GABRIEL K

YOU TUBE GABRIEL K
ACESSE E INSCREVA-SE

BAIXE O CD GK 2020

BAIXE O CD GK 2020
ACESSE SUAMUSICA.COM

FLORESTA AZUL

FLORESTA AZUL
MAPA DA CIDADE

FLORESTA AZUL

FLORESTA AZUL
MAPA TERRITORIAL