INSCREVA-SE

C O M P A R T I L H E

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA BENEFICIA MAIS DE 1.700 FAMÍLIAS EM FLORESTA AZUL


Texto e Fotos: Antonio Lima

Há cinco anos, quando a Dra. Sandra Cardoso foi eleita prefeita de Floresta Azul, por um partido de oposição (DEM) ao atual governo Estadual e Federal, um grupo de pessimistas dizia abertamente que o Bolsa Família iria acabar para os florestenses, o que provocou, em alguns céticos, certa apreensão e medo. Porém, o que aconteceu foi o contrário do que alguns pregavam. Ao assumir o município, a prefeita Dra.Sandra Cardoso montou e estruturou uma equipe coordenada por Fabiano Santana, que tratou de rever e analisar as famílias carentes e em estados de extrema pobreza cadastradas e não cadastradas nos programas sociais do governo federal.
Quando a atual administração assumiu o executivo municipal, a cidade contava com 1.418 famílias cadastradas. Hoje o número chegou a 2.619 famílias, sendo que 1.748 famílias são atendidas pelo programa gerando um investimento de capital no comércio local na ordem de R$ 222.914,00 por mês.




O programa atende famílias de acordo com o perfil e tipos de benefícios: o básico, o variável, o variável vinculado ao adolescente (BVJ), o variável gestante (BVG), o variável nutriz (BVN) e o Benefício para Superação da Extrema Pobreza na Primeira Infância (BSP). Os valores dos benefícios pagos pelo PBF variam de acordo com as características de cada família (considerando a renda mensal da família por pessoa), o número de crianças e adolescentes de até 17 anos, de gestantes, nutrizes e de componentes da família.

Brasil Carinhoso
Brasil Carinhoso é um programa do governo federal que tem o objetivo central de beneficiar em torno de dois milhões de famílias que tenham crianças com até seis anos de idade. Esta ação, que integra o Plano Brasil Sem Miséria, reforça a transferência de renda e fortalece a educação, com aumento de vagas nas creches e cuidados adicionais na saúde, incluindo a suplementação de vitamina A, ferro e medicação gratuita contra asma. Em Floresta Azul, 261 famílias recebem esse programa através do Benefício de Superação da Extrema Pobreza (BSP).




O coordenador do Bolsa Família, Fabiano Santana, avisa que o atendimento ao público acontece na Secretaria de Assistência Social, de segunda a sexta-feira, das 7:30h as 12:00h, sendo que às quintas-feiras são reservadas para o público da zona rural e distrito. “A ideia era visitar de forma itinerante o distrito e toda zona rural nas quintas-feiras, mas por uma questão técnica (internet), estamos atendendo aqui mesmo na secretaria. Hoje, atendemos entre 30 e 40 pessoas todos os dias”, disse Fabiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça comentários, críticas, elogios e/ou sugestões. Este site não publica ofensas

YOU TUBE GABRIEL K

YOU TUBE GABRIEL K
ACESSE E INSCREVA-SE

BAIXE O CD GK 2020

BAIXE O CD GK 2020
ACESSE SUAMUSICA.COM

FLORESTA AZUL

FLORESTA AZUL
MAPA DA CIDADE

FLORESTA AZUL

FLORESTA AZUL
MAPA TERRITORIAL