INSCREVA-SE

C O M P A R T I L H E

sexta-feira, 14 de março de 2014

SAÚDE: VACINAÇÃO CONTRA O HPV TEVE INÍCIO EM FLORESTA AZUL

Texto e fotos: Ascom Floresta Azul


A abertura da Campanha da Vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) no Calendário Básico da Secretaria de Saúde de Floresta Azul teve inicio nesta quinta-feira, 13, no Colégio Municipal José da Silva Cardoso, das 9h às 12h e das 15h às 17h. A vacinação foi realizada pela equipe do PSF Heleno Brás, sob a coordenação da Técnica de Enfermagem Cintia Carvalho, assessorada pelas agentes de saúde Patrícia Rodrigues, Iraneide Santana, Maria Jose e Fabiana Medeiros.



O município de Floresta azul tem até o momento, 306 alunas de 11 a 13 anos em salas de aulas da rede municipal, sendo 110 na sede, 42 no Distrito de Coquinhos e 154 no restante do município. A mobilização para a 1º dose será encerrada ate o dia 10 de abril e o público alvo são meninas de 11 a 13 anos de idade.


Os usuários deverão seguir o agendamento das Equipes de Saúde da Família (ESF), que durante a Campanha mobilizarão as meninas que estiverem dentro desta faixa etária, juntamente com as escolas públicas e privadas.


“Estaremos montando esta estratégia porque o público de meninas de 11 a 13 anos, geralmente não se dirige aos postos de saúde; então a Secretaria da Saúde em parceria com a Educação alertará sobre esta nova vacina, que após o término da campanha irá fazer parte do Calendário Básico do SUS no município. É preciso que os pais ou responsáveis das adolescentes fiquem atentos ao período da mobilização. Para executar a estratégia, a prefeitura treinou na semana passada enfermeiros da rede municipal de saúde”, lembrou a coordenadora do Setor de Imunização Fernanda Luisa.
O objetivo, além de prevenir o câncer de colo do útero, é reduzir a incidência da mortalidade por esta enfermidade.

Confira como será o esquema da vacina
O esquema vacinal é estendido e serão administradas em três doses. A segunda dose contra HPV está prevista para ser aplicada de 01 a 12 de setembro (6 meses após a 1º dose) e a terceira e última acontecerá 5 anos após a 1º dose (60 meses).

De acordo com o Boletim Informativo da Bahia, estudos demonstram que a vacina tem um perfil de segurança favorável, porém os eventos adversos pós-vacinação que poderão acontecer são: reações locais de dor, edema e eritema de intensidade moderada, além de manifestações sistêmicas como cefaléia, febre de 38ºC ou mais e Síncope (ou desmaio).


Todas as reações adversas devem ser informadas a Equipe de Saúde da Família da unidade mais próxima ao seu bairro e os problemas mais graves deverão ser notificados dentro das primeiras 24 horas de sua ocorrência.

O que significa "HPV"?
É a sigla em inglês para papiloma vírus humano. Os HPV são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 100 tipos diferentes de HPV, sendo que cerca de 40 tipos podem infectar o trato ano-genital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça comentários, críticas, elogios e/ou sugestões. Este site não publica ofensas

YOU TUBE GABRIEL K

YOU TUBE GABRIEL K
ACESSE E INSCREVA-SE

BAIXE O CD GK 2020

BAIXE O CD GK 2020
ACESSE SUAMUSICA.COM

FLORESTA AZUL

FLORESTA AZUL
MAPA DA CIDADE

FLORESTA AZUL

FLORESTA AZUL
MAPA TERRITORIAL