INSCREVA-SE

C O M P A R T I L H E

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Primeiras Moradias de Floresta Azul


As primeiras casas da cidade surgiram na Fazenda Floresta Azul que pertenceu ao senhor Manoel Piloto desde 1916, época em que Alcino Ferreira chegou por essas bandas. Havia apenas uma residência, na sede da fazenda e uma casa de oração, que servia aos donos da terra. Alcino e seu filho, Agenor Ferreira, autorizados por Manoel Piloto, construíram suas casas, que eram simples barracos de palha. Ainda, em meados de 1916, foi construído um barracão utilizado para abrigo de viajantes, principalmente boiadeiros e tropeiros.
Assim que adquiriu a fazenda, Manoel Saturnino resolveu vender pequenos lotes para que as pessoas pudessem ir se aglomerando por ali, iniciando assim, o povoado de Floresta Azul.
As primeiras moradias eram de palha, localizadas próximas ao rio. Um dos antigos moradores, o carpinteiro Enos Roberto Ramos, disse que a intenção de Duia era que o povo tivesse casas melhores, numa melhor localização. Porém, pelo baixo poder aquisitivo dos posseiros foi aconselhado a escolher uma área próxima ao rio. “Duia queria que as casas fossem de adobão (barro) e localizadas bem longe do rio, só que os moradores eram muito pobres e não podiam construir ocupações desse tipo”, lembra “Seu Enos”. A área reservada por Duia ficou conhecida por muito tempo como Rua da Palha, atual Rua Bahia, Osvaldo Cruz e Régis Pacheco.
Em 1936 Manoel Saturnino construiu a primeira casa de alvenaria de Floresta Azul e no mesmo ano, o arraial já contava com nove casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça comentários, críticas, elogios e/ou sugestões. Este site não publica ofensas

YOU TUBE GABRIEL K

YOU TUBE GABRIEL K
ACESSE E INSCREVA-SE

BAIXE O CD GK 2020

BAIXE O CD GK 2020
ACESSE SUAMUSICA.COM

FLORESTA AZUL

FLORESTA AZUL
MAPA DA CIDADE

FLORESTA AZUL

FLORESTA AZUL
MAPA TERRITORIAL