![]() |
Produtos de apreensão são transformados em ferramentas de aprendizado. |
Doados à Marinha, foram transformados em computadores de baixo custo pela equipe de militares técnicos do Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecCFN). A conversão desses aparelhos impossibilita a captação do sinal de TV e permite sua utilização para diversas tarefas, como edição de texto, planilhas, leitura de PDFs e navegação na internet. Também foram doados pela Receita Federal os monitores para permitir o uso imediato dos equipamentos pelos alunos.
"Dar um destino social e sustentável às mercadorias apreendidas é um compromisso da Receita Federal", afirma o Superintendente da Receita Federal da 7ª Região Fiscal (RJ/ES), auditor-fiscal Claudiney Cubeiro dos Santos. "A doação de TV Box transformado em minicomputadores para escolas públicas não apenas promove a inclusão digital dos estudantes, mas também evita o impacto ambiental que resultaria da destruição desses produtos."
Para o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (Fuzileiro Naval) Carlos Chagas Vianna Braga, é natural que a Escola Municipal Cardeal Câmara seja a primeira beneficiária desse programa, uma vez que possui importante vínculo com o CTecCFN, onde 140 dos seus alunos integram o Programa Forças no Esporte (PROFESP). “É uma grande alegria que a parceria entre a Receita e a Marinha tenha transformado esse sonho em realidade, trazendo maior qualidade para o aprendizado de todos esses estudantes”, destacou.
O comandante do CTecCFN, Capitão de Mar e Guerra (Fuzileiro Naval) Carlos Frederico Werner, comentou sobre a importância da iniciativa. "Sentimos um imenso orgulho em poder participar dessa iniciativa, permitindo transformar aparelhos que estavam em desconformidade com a legislação brasileira, para que agora sejam utilizados como computadores apoiando a educação de crianças e adolescentes menos favorecidos. Esperamos que esta ação seja apenas o início de uma parceria que ainda pode contribuir muito com a sociedade brasileira".
Segundo a diretora da Escola Municipal Cardeal Câmara, Ana Paula Pinto Gonçalves, “a chegada dos computadores permitirá a reativação da Sala de Informática e auxiliará no processo pedagógico, desenvolvendo o intelecto e a habilidade para pesquisas e aprofundamento dos conteúdos, como também, a inclusão dos alunos no mundo digital”.
Alunos celebram o recebimento dos computadores
Para a aluna Yasmim Monteiro, de 9 anos, a iniciativa da Receita Federal em parceria com a Marinha é muito legal, pois vai permitir que ela aprenda mais e possa ver vídeos. “Quando eu crescer, quero ser professora e artista, e os computadores vão me ajudar nisso, pois eu desenho muito”, garantiu.
Já para o estudante Vitor Hugo de Oliveira Soares da Silva, de 11 anos, que pretende ser militar quando crescer, foi uma enorme satisfação tanto ganhar os computadores quanto ter a oportunidade de interagir com os militares presentes. “O computador vai me ajudar a pesquisar e me aproximar mais do meu sonho”, explicou.
Ao transformar o produto de apreensões em ferramentas para o aprendizado, a Receita Federal e a Marinha do Brasil reforçam seu papel como agentes transformadores da sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
faça comentários, críticas, elogios e/ou sugestões. Este site não publica ofensas