Levantamento mostra que economia, desemprego e inflação são as principais queixas dos eleitores insatisfeitos.
Pesquisa da consultoria MDA, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgada nesta terça-feira (7/5), mostra queda na avaliação expressamente positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em maio. Segundo o levantamento, 37,4% dos entrevistados classificam a gestão de Lula como ótima ou boa, enquanto 30,5% a consideram ruim ou péssima, e 31% a avaliam como regular.
![]() |
16,3% afirmam que o presidente faz
uma má gestão |
Já a aprovação pessoal de Lula no governo caiu de 55% para 50,7%, enquanto o índice de desaprovação subiu de 40% para 43,7%. Esses números indicam uma deterioração moderada na percepção dos brasileiros sobre a gestão do país sob Lula, com um aumento de 10% na desaprovação em quatro meses.
Veja os principais destaques
Razões para a desaprovação de Lula: Entre os eleitores que deixaram de aprovar a atuação de Lula no governo, a principal causa citada é a percepção de que o presidente faz uma má gestão, mencionada por 16,3%, seguida pela corrupção, com 16%. As razões econômicas, como a situação da economia, o desemprego e os preços altos, são citadas por 12,8%. Decisões e atuação ruins são mencionadas por 10,9%, enquanto promessas não cumpridas são apontadas por 8,9%.
Índices são melhores do que de Bolsonaro: Comparando os números do mesmo período. Em maio de 2020, segundo ano do mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 32% consideravam o governo ótimo ou bom, e 43%, como ruim ou péssimo. Na comparação direta, 43% dos entrevistados avaliam que a gestão feita por Lula está melhor do que a de seu antecessor, em contraste com 32% que a consideram pior e 23% que acreditam estar em um nível semelhante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
faça comentários, críticas, elogios e/ou sugestões. Este site não publica ofensas