INSCREVA-SE

C O M P A R T I L H E

domingo, 26 de setembro de 2010

DE GARRANCHO A SANTA TEREZINHA

Foi chamada de Caçuá rasgado, Atola Jegue e Coquinhos, atualmente é Santa Terezinha.


O distrito de Santa Terezinha ao longo da sua história teve outros nomes muito engraçados. 
Segundo moradores mais velhos, foi chamado de " Garrancho " por pouco mais de dez anos. Dizem eles que haviam poucas casas e com grande distância umas das outras. Depois passou a se chamar " Caçuá Rasgado " devido ao difícil acesso dado pela mata fechada. Naquele período as chuvas eram constantes e era comum animais atolarem, então passaram a chamar o local de " Atola Jegue.
Num passado mais recente com o aumento populacional e com as melhorias recebidas tornou-se " Coquinhos " e atualmente " Santa Terezinha ," Livre dos atolamentos, com posto de saúde, escolas e comércio em desenvolvimento.

RIVADÁVIA MACÊDO - UM GRANDE COLABORADOR

Durante muitos anos, o município de Floresta Azul contou com a importante colaboração de Rivadávia Macêdo. Homem de muitas posses e de coração ainda maior, Riva contribuiu muito para o desenvolvimento da nossa cidade através, principalmente, de doações de terrenos.
As doações abrigam obras de grande importância para nossa cidade. A construção do Abatedouro Municipal, da Delegacia de Polícia, de várias escolas,  dos cemitérios - contando com o atual são três -  e até de casas para a comunidade. 
A extinta Biblioteca Municipal também recebeu várias doações de livros de Rivadávia.

A PRIMEIRA ELEIÇÃO.

Themístocles Alves de Matos - primeiro prefeito de Floresta Azul - Governou de 1963 a 1967.



A primeira eleição para prefeito do Município de Floresta Azul, ocorreu no dia 07 de outubro de 1962. O escolhido foi Themístocles Alves de Matos, que superou seu opositor Abdias Pedro dos Santos por 121 votos de vantagem.
Teta teve a seu favor a experiência de administrar o povoado por quase doze anos e seu mandato que durou de 1963 a 1967, foi marcado por transformações para Floresta Azul, com abertura das primeiras ruas, terraplanagens, plantio de árvores.

PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO.

O comércio foi surgindo, o vilarejo foi aumentando e sob a responsabilidade do Senhor Manoel Saturnino, tornou-se distrito de Ibicaraí. Eram frequentes as reuniões que aconteciam no clube da cidade, que cada vez mais contava com uma maior presença do povo. 
Estavam sempre presentes Themistocles Alves de Matos, administrador do distrito, Isaías Cardoso, Amâncio macena, Pompílio Silveira, Cecílio Bruno, entre outros.
O deputado Wandick Badaró decidiu formar uma comissão para se dirigir a Câmara Estadual com um abaixo assinado da comunidade requerendo a emancipação.
O deputado Wandick Badaró assinou o projeto após a aceitação da reivindicação, pouco tempo depois, o projeto obteve aprovação da Câmara e foi assinado pelo Governador Juraçy Magalhães.
Floresta Azul teve sua primeira eleição marcada para o dia 07 de outubro de 1962 e os eleitos só foram empossados em 07 de abril de 1963.

YOU TUBE GABRIEL K

YOU TUBE GABRIEL K
ACESSE E INSCREVA-SE

BAIXE O CD GK 2020

BAIXE O CD GK 2020
ACESSE SUAMUSICA.COM

FLORESTA AZUL

FLORESTA AZUL
MAPA DA CIDADE

FLORESTA AZUL

FLORESTA AZUL
MAPA TERRITORIAL